terça-feira, 27 de maio de 2008

O milagre do riso


Nosso cérebro tem uma célula, um neurônio que funciona como um espelho de nossas emoções. Por exemplo: se estamos tristes, esse neurônio espelha essa tristeza, registra e envia para nossa memória. O que acontece, então? Como em um álbum de fotografias, começam a ser retiradas e vão se acumulando, tristeza em cima de tristeza. Mas se temos uma atitude alegre, se praticamos a mímica do sorriso, então, essa é a área do cérebro que é ativada e passamos a perceber tudo de bom que acontece a nossa volta. É o humor dominando nossas vidas. E o humor dominado por nosso treinamento ou por nossa atitude. Você já ouviu falar na mímica do sorriso?

"Existe o indivíduo que fala sorridente. Esse individuo é mais saudável e também tem sobrevida muito maior. Nossa expressão facial é muito importante. Então, para o paciente que está com algum problema, o recurso é pedir para ele ficar sorrindo, mesmo sem motivo. Simplesmente o gesto de sorrir automaticamente vai começar a estimular o centro da alegria, vai perceber coisas alegres que já aconteceram ou que estão acontecendo. O riso é o melhor remédio para a saúde", afirma o médico acupunturista Ysao Yamamura, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

E o que a pessoa tem que fazer quando não consegue se libertar de uma tristeza?

"A pessoa tem que procurar treinar. Se ela está sentindo uma coisa negativa, tem que substituir aquele pensamento. Muito da tristeza e da infelicidade não é na verdade o que está acontecendo, mas o que ela está pensando que está acontecendo. Então, se ela está infeliz, pode perguntar: 'Por quê? Estou infeliz por isso?'. Ela vai procurar substituir aquele pensamento negativo", diz a neurocientista Silvia Helena Cardoso.

Nenhum comentário: