quinta-feira, 29 de maio de 2008

Viver com saúde...!


Acordar cedo, respirar fundo e agradecer ao Criador as riquezas que recebemos: Vida, ar, sol, água, terra, microorganismos, minerais, vegetais, animais, a família e a toda humanidade.
Crer que esse será sempre o nosso melhor dia.
Cuidar do meio ambiente, lembrando que o Planeta Terra alimenta nossa vida.
Comer para viver, não apenas para matar a fome. Mastigar bem, comer devagar, não misturar alimentos que não combinam entre si.
Cultivar hábitos regulares alimentando-se mais com cereais integrais, grãos (feijão, soja, aveia e outros) frutas, verduras e legumes.
Consumir mel, melado, farinhas integrais e sal marinho.
Dar ao estômago um intervalo entre as refeições.
Estar dentro do peso ideal, de acordo com a idade.
Estimular mais a mente com boas leituras, palavras cruzadas, jogos construtivos, recreações, músicas e diversões.
Eliminar o consumo de cigarro, drogas(todos os tipos), bebidas alcoólicas e bebidas estimulantes.
Fazer exercícios físicos moderados, alongamentos ou caminhadas ao ar livre diariamente.
Ingerir líquidos (sucos, água, bebidas) longe das refeições.
Ser sempre calmo, amável, solidário, fraterno e colaborador para com você, sua família, seus vizinhos e semelhantes.
Sentir energia e prazer nas atividades que realiza, apreciando seu trabalho, sua família e seus amigos.
Ter pensamentos positivos, fé em Deus, bons sonhos e insistir em realizá-los.
Usar mais os agentes naturais: sucos naturais, ar puro, luz solar - expor o corpo ao sol por 20 minutos antes das 10 horas da manhã e se proteger com filtro solar após esse horário. Beber bastante água todo dia.
Ver, ler, ouvir e assistir somente coisas boas e alegres.
Viver com um cântico no coração, um sorriso na face, um brilho no olhar, um bom plano na mente, uma esperança na alma e caminhar com determinação.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Recuperação de cirurgias é mais rápida com chicletes.


Uma pesquisa conduzida em um hospital do sistema público de saúde da Grã-Bretanha afirma que chiclete pode ser usado como uma forma de acelerar a recuperação de pacientes em cirurgias.
O estudo conduzido no Dorset County Hospital, na cidade de Dorchester, no sul da Inglaterra, indicou que os pacientes que mascaram chiclete três vezes por dia após cirurgia no intestino se recuperaram mais rapidamente do que os demais.
Segundo o hospital, além de ajudar a acelerar a recuperação de pacientes, o hábito também permite que mais leitos fiquem disponíveis.

Cultura: Reabertura da Pinacoteca!


Está marcada pela Associação Paulista de Medicina para o dia 04 de junho a reabertura da Pinacoteca, a a celebração fica por conta da homenagem e vernissage ao artista platico portugues Mestre Adelino Angelo, na qual fará uma retrospctiva das obras e dos 89 trabalhos que chegarão ao Brasi.
Não somente as obras do português estarão expostas ao publico, telas de Trasila do Amaral, Alfredo Volpi entre outrosgrandes nomes da cultura artistica.

A Pinacoteca fica na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio nº278, 8º andar. Aberta de segunda a sexta das 8h30 às 18h.

Terapia com animais...!

Terapia com animais ajuda a pessoas que tem problemas com memória, a presença dos animais fazem com que as pessoas se lembrem da sua infância, fazendo com que se lembrem de coisas antigas, para começarem a lembrar de passagens mais atuais da sua vida.

O milagre do riso


Nosso cérebro tem uma célula, um neurônio que funciona como um espelho de nossas emoções. Por exemplo: se estamos tristes, esse neurônio espelha essa tristeza, registra e envia para nossa memória. O que acontece, então? Como em um álbum de fotografias, começam a ser retiradas e vão se acumulando, tristeza em cima de tristeza. Mas se temos uma atitude alegre, se praticamos a mímica do sorriso, então, essa é a área do cérebro que é ativada e passamos a perceber tudo de bom que acontece a nossa volta. É o humor dominando nossas vidas. E o humor dominado por nosso treinamento ou por nossa atitude. Você já ouviu falar na mímica do sorriso?

"Existe o indivíduo que fala sorridente. Esse individuo é mais saudável e também tem sobrevida muito maior. Nossa expressão facial é muito importante. Então, para o paciente que está com algum problema, o recurso é pedir para ele ficar sorrindo, mesmo sem motivo. Simplesmente o gesto de sorrir automaticamente vai começar a estimular o centro da alegria, vai perceber coisas alegres que já aconteceram ou que estão acontecendo. O riso é o melhor remédio para a saúde", afirma o médico acupunturista Ysao Yamamura, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

E o que a pessoa tem que fazer quando não consegue se libertar de uma tristeza?

"A pessoa tem que procurar treinar. Se ela está sentindo uma coisa negativa, tem que substituir aquele pensamento. Muito da tristeza e da infelicidade não é na verdade o que está acontecendo, mas o que ela está pensando que está acontecendo. Então, se ela está infeliz, pode perguntar: 'Por quê? Estou infeliz por isso?'. Ela vai procurar substituir aquele pensamento negativo", diz a neurocientista Silvia Helena Cardoso.